top of page
0C78D353-8AF7-457B-B564-A64EF4616F89_1_105_c.jpeg

Cada parto representa um renascimento e os meus trouxeram-te aqui

Olá, sou a Iris. Sou mãe, hypnobirthing coach e professora de Yoga

A minha história com o hypnobirthing começou quando estava grávida do Uami, o meu primeiro filho.

Sempre acreditei que o corpo das mulheres tivesse sido desenhado para dar à luz. No entanto, como a grande maioria das mulheres, cresci a ouvir dizer que o parto é difícil, arriscado e doloroso.

Quando soube que estava grávida, conversei com várias mães que tinham tido experiências de parto positivas, para reforçar a confiança que tinha e também para perceber como se tinham preparado. 

Mulher grávida
Mulher grávida
Mulher grávida

Foi numa dessas conversas que ouvi a palavra hypnobirthing pela primeira vez.

 

Inscrevi-me a mim e ao Nuno no workshop, recomendado por uma amiga.

A desconfiança do Nuno (por ser uma pessoa céptica em relação a estas coisas) era por demais evidente, mas saímos do workshop a sentirmo-nos extremamente informados e confiantes. Sabíamos o que poderia acontecer no parto, como nos podíamos manter calmos e  mais importante ainda, quais eram as nossas opções.

O Uami nasceu no dia 07.05.2018.

Foi um dia intenso e mágico.

O dia do parto chegou, e mostrou-me que não existem partos perfeitos como o que tinha idealizado mas que é possível ter uma experiência de parto positiva mesmo quando as coisas não correm como planeado.

Recém nascido
Recém nascido

Passado uns tempos, e já com o Uami não tão dependente de mim, o interesse pelo hypnobirthing reacendeu, ao reflectir sobre experiências de parto traumatizantes, opostas à minha, que estão normalizadas.

Questionei-me como poderia ter-se desenrolado o meu parto e como poderia ter sido a minha experiência se não tivesse tido acesso à informação partilhada no curso de hypnobirthing.

Sem dúvida que um bebé saudável é o que todos queremos, e ninguém quer mais isso do que a mãe. Mas a forma como a mãe se sente não deve em qualquer momento ser posta em segundo plano.

Talvez este tenha sido um dos gatilhos para tomar a decisão de ser hypnobirthing Coach.

7329A53E-85D5-4844-BA1D-0B21A1ACAE39_1_105_c.jpeg

Foi quando regressei ao trabalho corporativo, em Recursos Humanos, que tive o click :)

Parte do meu trabalho era ajudar mulheres grávidas a navegar sobre a política e procedimentos de maternidade da empresa. Quando reuníamos, a conversa terminava sempre no mesmo lugar, no hypnobirthing.

Em Março de 2020 - mesmo antes do mundo entrar em lockdown decidi fazer a formação em Londres com a Katharine Graves, a única acreditada pelo ‘Royal College of Midwives’ para me tornar hypnobirthing coach, deixando assim os meus 10 anos de carreira corporativa para trás e abraçar este projecto que realmente me preenche a alma.

Desde então, para além de ter ajudado vários casais a transformarem a sua experiência na gravidez e no parto, fiz também o curso de professora de Yoga e tive o meu segundo filho. 

Parto domiciliar

Todas as mulheres têm direito a uma experiência de parto empoderada e positiva.

 

Esta é a missão da Skin to Skin hypnobirthing.

Há muito que nos fizeram acreditar que, como mamíferos que somos, não conseguimos parir os nossos filhos, sem ajuda. As aulas vão libertar-te do medo associado ao parto e vais sentir-te empoderada para tomares decisões informadas. No final no curso vais sentir uma vontade enorme de abraçar a experiência única, que é o nascimento de um filho.

Iris

bottom of page